O ano de 2023 começa com mais um curso do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, desta vez sobre jornalismo explicativo. 

Aberto a repórteres, editores, estudantes, aspirantes a jornalistas, professores, cientistas e historiadores, o programa tem como objetivo ensinar técnicas para tornar o volume de notícias recebido pelo público mais gerenciável e compreensível. 

“Explique isso!” é gratuito e está disponível a partir de 16 de janeiro. Os quatro módulos são liberados semanalmente e as aulas podem ser acompanhadas no horário de conveniência dos participantes. 

O instrutor é John O’Neil, editor da equipe que produz os QuickTakes (páginas que fornecem aos leitores informações e contexto sobre os eventos atuais) da Bloomberg News em Nova York. 

Ele trabalhou anteriormente para o The New York Times por 24 anos como editor e liderou o desenvolvimento das páginas Tópicos do jornal. 

O que é jornalismo explicativo 

“Jornalismo explicativo é a prática de esclarecer assuntos complicados para os leitores, fornecendo informações e contexto em notícias ou artigos independentes e assumindo projetos corporativos que podem deixar claro como algo importante funciona”, disse o instrutor do curso John O’Neil.

Neste vídeo, O’Neil explica como será o curso. 

A cada módulo semanal, os participantes aprenderão a identificar assuntos em que os leitores podem se beneficiar do jornalismo explicativo, descobrir como adicionar contexto e informações de fundo para esclarecer as notícias e criar “conteúdo persistente” para combater a desinformação.

  • O Módulo 1  examina qual conteúdo se beneficia de uma abordagem explicativa e as ferramentas à disposição para ajudar os leitores a entendê-lo.
  • O Módulo 2  ensina como identificar lacunas em artigos e como elaborar breves apartes, bem como adicionar partes explicativas maiores nos artigos.
  • O Módulo 3 abrange barras laterais e autônomas, incluindo a criação de explicadores que podem ser reutilizados posteriormente e ajudam a combater a desinformação.
  • O Módulo 4  analisa textos explicativos de formato longo, contendo de gráficos e dados. Também discutirá como aproveitar as mídias sociais.

O’Neil receberá palestrantes como Margaret Sullivan, professora da Duke University e ex-colunista de mídia do The Washington Post; John Wihbey, professor da Northeastern University; S. Mitra Kalita, co-fundador da URL Media e Epicenter-NYC; Juliana Barbassa, subeditora de livros do The New York Times; Kelsey Butler, repórter de igualdade da Bloomberg News; Lisa Beyer, editora do QuickTake na Bloomberg News; Mary Childs, co-apresentadora do Planet Money da NPR; e Zach Mider, redator da Bloomberg News e vencedor do Prêmio Pulitzer de 2015 na categoria jornalismo explicativo.

O curso foi programado para profissionais que desejam melhorar o nível de explicação em seu trabalho regular, bem como aqueles que estão pensando em assumir projetos explicativos mais longos.

Pessoas que trabalham na produção de podcasts e vídeos também podem se beneficiar das técnicas de jornalismo explicativo. 

As inscrições podem ser feitas aqui

Direitos autorais reservados. Reprodução do conteúdo integral não autorizada. Reprodução do primeiro parágrafo autorizada desde que com link para a matéria original.