Londres – Uma das pessoas mais retratadas da história, a rainha Elizabeth II teve em 96 anos de vida sua imagem capturada em compromissos oficiais e em fotografias de estúdio cuidadosamente produzidas para marcar ocasiões especiais, como aniversários ou os muitos Jubileus que completou no trono. 

Um dos que acompanhou mais de perto a trajetória da monarca diante das câmeras foi Chris Jackson, fotógrafo principal da equipe da Getty Images na cobertura da monarquia britânica.

Ele passou 20 anos – quase a metade da vida, pois tem 42 – acompanhando a rainha e os membros da realeza, um trabalho que o fez viajar a 100 países e que em 2021 virou um livro. 

O sorriso nas fotografias da rainha Elizabeth 

A Getty Images tem um acervo gigantesco de fotos da rainha Elizabeth e da monarquia, nem todas de autoria de Jackson.

Como os integrantes da realeza participam de vários eventos simultâneos, ele não podia estar em todos os lugares ao mesmo tempo, mas coordena o que os colegas registram.

E esteve pessoalmente nos momentos mais importantes nesses últimos 20 anos.

Após a morte da rainha, no dia 8 de setembro, Jackson lembrou com carinho a experiência de fotografar a rainha Elizabeth II.

Perguntado sobre o que sentiria mais falta, ele não teve dúvidas. 

“É muito simples. Vou sentir falta do sorriso dela.”

Fotografia Rainha Elizabeth monarquia realeza
Outubro de 2021  – A fotografia mostra a rainha Elizabeth no Palácio de Buckingham, em Lodres, no lançamento do bastão dos Jogos Olímpicos da Commonwealth 2022. O bastão percorreu as 72 nações e territórios da Comunidade Britânica das Nações.  (Foto Chris Jackson/Getty Images for Commonwealth Games Federation / Birmingham 2022 )

Jackson conta que a monarca tinha um grande senso de humor, “o que certamente tornava as coisas um pouco mais fáceis” para o fotógrafo. 

“É claro que fotografar a rainha sempre foi um pouco estressante, mas preparação e tornar seu modelo fotográfico o mais relaxado possível é fundamental!

Sempre tive a sorte de fotografar outros membros da família e também a rainha em seus compromissos diários, então sempre tinha algo para conversar.”

Fotografia Rainha Elizabeth com Guarda Real monarquia realeza
Junho de 2021 –  A rainha Elizabeth em cerimônia militar no Castelo de Windsor, em comemoração ao seus 95 anos.  (Foto:Chris Jackson/Getty Images)

Chris Jackson estudou fisiologia mas queria mesmo era ser fotógrafo.

Conseguiu um emprego de executivo de contas na Getty e chegou ao departamento de fotografia, contando com um empréstimo para comprar seu primeiro equipamento profissional digital. 

Chris Jackson (divulgação / Getty Images)

Construindo contatos ao longo dos anos, começou a ser escalado para viagens e visitas da realeza. Foram quase 100 países visitados nesses 20 anos.

A primeira fotografia da rainha Elizabeth foi na competição Royal Ascot, um dos eventos favoritos da rainha. A paixão pelos cavalos começou quando ela era criança e durou a vida toda. Ele a registrou em vários momentos. 

Jackson capturou este flagrante da rainha Elizabeth olhando encantada para os cavalos de dentro do carro, no Royal Windsor Horse  Show, em maio deste ano. 

Foi uma de suas últimas aparições públicas. 

Fotografia Rainha Elizabeth com cavalo monarquia realeza
Maio de 2022 – A rainha Elizabeth no The Royal Windsor Horse Show que este ano foi parte das comemorações pelo Jubileu de Platina (Foto: Chris Jackson/Getty Images)

Outra paixão eram os cachorros, presentes nos tributos à Elizabeth II deixados nas ruas e diante das residências reais depois de sua morte. 

Chris Jackson capturou este  momento espontâneo em que a rainha se curva para acariciar um cão da raça corgi, sua preferida, durante uma visita ao País de Gales em 2010. 

Fotografia Rainha Elizabeth com cachorro monarquia realeza
(Foto: Chris Jackson/Getty Images)

A fotografia mais importante da rainha Elizabeth

Escolher a fotografia mais importante que fez da rainha Elizabeth II é “uma tarefa difícil” para Chris Jackson. 

Ele foi o autor da foto oficial divulgada pelo Palácio de Buckingham no dia em que a rainha completou 70 anos no trono, em fevereiro. 

Na foto e em um vídeo, a monarca apareceu trabalhando, um sinal de que não pretendia se aposentar, contradizendo rumores da época. 

Mas Jackson destacou como um de seus momentos favoritos o encerramento do Jubileu de Platina. 

Rainha Elizabeth Jubileu de Platina monarquia Reino Unido
Foto: Chris Jackson/Getty Images)

“Ela fez uma aparição final emocionante na sacada do Palácio de Buckingham, foi incrível. Ela parecia emocionada ao olhar para as milhares de pessoas que se reuniram para vê-la.

E aqueles quatro dias foram tão especiais”.

Jackson recorda também as fotografia da rainha Elizabeth recebendo o troféu Golden Cup depois da vitória de seu cavalo Estimate em Ascot. 

Fotografia Rainha Elizabeth com troféu Ascot monarquia realeza
Junho de 2013 – A rainha Elizabeth segura a Gold Cup  pela vitória de seu cavalo Estimate ( (Foto:  Chris Jackson/Getty Images for Ascot Racecourse)

“A multidão estava atrás dela quando Estimate cruzou a linha de chegada, tornando-a o primeiro monarca inglês a conquistar o troféu em mais de 200 anos.

Foi incrível e a fotografia deixou claro o quanto isso significava para ela.”

Em algumas ocasiões o protocolo foi quebrado de forma inusitada, como em uma visita ao Whipsnade Animal Park, com a rainha ao lado do príncipe Philip. 

A fotografia mostra o exato instante e que, sem a menor cerimônia, a elefanta Donna tentou roubar uma banana do bolso da Rainha Elizabeth.  

Fotografia rainha Elizabeth com elefante monarquia realeza britânica
Abril de 2017 – Donna, uma elefanta asiática, quebra o protocolo e aproxima-se da Rainha Elizabeth, interessada em uma banana que estava em seu bolso.  (Foto: Chris Jackson/Getty Images)

O fotógrafo contou que guardas do zoológico parecendo muito preocupados estavam fora de cena prontos para entrar em ação e segurar o animal no caso de algo dar errado.

” Foi certamente um dos momentos mais incomuns com a rainha!”

Chris Jackson registrou também Elizabeth II em momentos solenes, como a homenagem aos mortos em guerras no Remembrance Day. 

Fotografia Rainha Elizabeth Remembrance Day monarquia realeza
Novembro de 2014 – Com fisionomia grave, a rainha participa do serviço religioso em memória de vítimas da guerra, data que tem como símbolo a papoula vermelha que ela usa na lapela e que aparece ao fundo em uma coroa desfocada. (Foto:Chris Jackson/Getty Images)

Jackson documentou a rainha em centenas de compromissos oficiais representando a realeza e o governo britânico e também seu apoio a causas sociais.

Nesta fotografia, ela comemora os 100 anos da Federação Nacional de Institutos de Mulheres, no Royal Albert Hall, em Londres, em uma troca de olhares amorosa com a filha, Anne, que a acompanhou nos momentos finais da vida. 

Fotografia Rainha Elizabeth com bolo monarquia realeza
(Foto: Chris Jackson-WPA Pool/Getty Images)

Chris Jackson recordou como a rainha se comportava ao ser fotografada:

“Ela certamente não estava sempre sorrindo e nunca exagerava diante da câmera – era totalmente autêntica.

Como fotógrafo, precisava estar alerta para capturar expressões fugazes, momentos de humanidade, expressões e interações. Eu amava isso nela.”

O fotógrafo documentou as despedidas da rainha Elizabeth, com fotografias do público que foi homenagear a monarca e dos familiares enlutados pela perda.

Uma das mais mais marcantes é o registro dos bisnetos chegando para a cerimônia fúnebre. E assim ele segue fotografando mais uma geração da monarquia.