O Knight Center para o Jornalismo nas Américas promove nos dias 9 e 10 de setembro a segunda edição da Conferência Latino-Americana sobre Diversidade no Jornalismo.

Com palestrantes de vários países países, o encontro online tem como objetivo contribuir para aumentar a diversidade, equidade e inclusão (DEI) no jornalismo na América Latina. 

Apresentada em espanhol, a conferência é aberta a profissionais de mídia e a pessoas interessadas em diversidade e inclusão nas redações e também na forma como a mídia cobre temas relacionados a grupos minoritários ou estigmatizados. 

Diversidade no jornalismo de uma região diversa 

As inscrições são gratuitas e os participantes poderão solicitar um certificado de participação, desde que assistam a quatro sessões principais da conferência.

“Vemos que muitas mudanças estão acontecendo na América Latina – políticas, sociais, econômicas – e é importante promover a diversidade, a equidade e a inclusão no que estamos fazendo”, disse Mariana Alvarado, jornalista mexicana coordenadora da conferência.

Diversidade jornalismo inclusão Segunda Conferencia Latinoamericana sobre Diversidad en el Periodismo

“A América Latina é extremamente diversificada e devemos trabalhar para que o jornalismo seja mais equitativo, mais justo e represente todas as comunidades que compõem a região.”

A primeira Conferência Latino-Americana sobre Diversidade no Jornalismo foi realizada em março de 2021 e traiu mais de 2 mil participantes, concentrando-se em perspectiva de gênero, orientação sexual, questões raciais e étnicas e deficiência.

Desta vez a conversa será mais aprofundada, com painéis e apresentações sobre populações indígenas e afrodescendentes na América Latina; diversidade sexual; migração; novas narrativas e iniciativas que estão buscando maior diversidade no jornalismo latino-americano.

Alvarado disse que há uma falta de compreensão e cobertura desses tópicos pelos meios de comunicação, mas há muito interesse em aprender mais.

O Knight Center publicou em 2021 um livro sobre diversidade na mídia, abordando diversas questões sob a perspectiva de jornalistas de vários países da região. 

Direitos autorais reservados. Reprodução do conteúdo integral não autorizada. Reprodução do primeiro parágrafo autorizada desde que com link para a matéria original.