O World Press Institute está com inscrições abertas até 1º de outubro para seu programa anual de bolsas para jornalistas, destinado a proporcionar uma imersão na cultura jornalística, política e social dos EUA ao longo de dois meses. 

O WPI Fellows começa com palestras sobre temas como ética e justiça na imprensa, jornalismo investigativo e suas novas ferramentas e uso de mídias sociais em jornalismo.

Em seguida, os 10 escolhidos farão um tour por cidades como Chicago, Nova York, Miami, Austin e São Francisco para visitar veículos de imprensa e participar de encontros com acadêmicos, líderes políticos, membros de ONGs, cientistas e artistas.

Jornalistas devem ter 5 anos de experiência para se candidatar à bolsa 

Fundada em 1961, o WPI é uma organização privada sem fins lucrativos apoiada por fundações, meios de comunicação locais e nacionais e empresas. Seu objetivo é fortalecer a liberdade de imprensa em todo o mundo.

O programa WPI Fellows já recebeu mais de 600 jornalistas de 100 países. 

Os candidatos à bolsa para jornalistas devem ter pelo menos cinco anos de trabalho em tempo integral em jornalismo impresso, eletrônico ou online. 

O programa é aberto a repórteres e também a fotojornalistas, cartunistas editoriais, colunistas e produtores. Fluência plena em inglês é obrigatória. 

Profissionais de mídia que ocupam cargos de chefia ou gestão podem se candidatar, desde que comprovem pelo menos cinco anos em atividades editoriais. 

A bolsa financia a ida dos jornalistas para os EUA e as viagens internas, com um subsídio para alimentação durante os dois meses de duração do programa. 

Ness período, os participantes podem continuar produzindo conteúdo para os veículos de imprensa onde trabalhem. 

Para concorrer, repórteres ou redatores devem apresentar três exemplos de trabalhos assinados ou com comprovação de autoria realizados nos últimos dois anos.

Editores precisam escrever uma declaração sobre o seu trabalho e anexar links de conteúdo que tenham sido produzidos sob a sua coordenação.

Fotógrafos devem apresentar cinco imagens publicadas. 

Todos devem também submeter três cartas de recomendação, redigidas em inglês, sendo que uma delas assinada por um supervisor direto.

As pessoas indicadas como referências devem ser fluentes em inglês, pois serão contactadas pela equipe de seleção dos bolsistas. 

As inscrições para a bolsa são feitas no site do WPI Fellows.

Direitos autorais reservados. Reprodução do conteúdo integral não autorizada. Reprodução do primeiro parágrafo autorizada desde que com link para a matéria original.